Objetivos

Objectivos

O objectivo do Discutir Portugal é de propor um plano de medidas concretas, estruturantes, realizáveis e racionais para permitir que o pais regresse à prosperidade e ao bem-estar. Por isso pretendemos discutir com todos os interessados a elaboração dessas medidas. Garantimos aos participantes uma total liberdade de discussão e deixamo-los decidirem sobre que temas discutir, como organizar as suas argumentações e mesmo de criarem os seus próprios temas de discussão. Pedimos somente que respeitem os mais básicos requisitos da boa educação, de tentarem ser o mais rigorosos possíveis e de colaborarem com outros participantes se as vossas ideias forem susceptíveis de abranger áreas mais vastas.

Como o Discutir Portugal nasceu para ter uma presença activa na sociedade portuguesa, e porventura influenciar a governação, haverá momentos em que será necessário o focalizar de certos aspectos e de propor soluções sobre um assunto discutido relativo à nossa sociedade. Sendo um projeto voluntário, estamos abertos a propostas de discussão no Discutir Portugal. Mas em todo caso, havendo um grupo de pessoas suficientemente importante que julgue necessário apresentar propostas concretas serão comunicadas metas ao conjunto dos participantes para se finalizar essa proposta.

Uma vez as metas terminadas e um projecto estiver finalizado, pediremos a todos os participantes a ajuda de comunicá-las ao Governo, aos partidos, aos parceiros sociais e à comunicação social. O método de comunicação variará em função das circunstâncias e dos pedidos dos participantes.

Sobre os temas do Discutir Portugal:

  • Deveres do Estado:

Discutir a organização dos Ministérios, das respectivas áreas de responsabilidade, como devem organizar as suas tarefas, as regras a respeitar e a impor. Aqui serão discutidas com prioridade as medidas de redução da despesa pública em termos quantitativos.

  • Fundamentos:

Discutir a organização do país, o nosso relacionamento com os outros, como devem ser desenhadas as normas no sentido e respeito da liberdade.

  • Economia e Finanças:

Discutir soluções na direção de uma economia forte, criadora de oportunidades, capaz de dar condições de vida dignas à população, sustentável e competitiva.

Há uma forte interacção detrás destes temas. Ela deve ser considerada com o propósito de uma discussão estruturada e rigorosa. O objectivo é obter uma adequação entre todas as propostas e incentivarmos mais ainda o debate e a colaboração entre os participantes.

_o
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License